The Last Castle - RPG :: Livros Didáticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
JAN2026
JANEIRO DE 2026 - VERÃO
>Quests Interativas<
ADMAGO
ATUALIZAÇÕES - ADM - OFF
28/05. Lançamento: Sistema de Atributos
7/06. atualização do tablón
1/08. estamos de volta
13/08. atualização dos ranks gerais do fórum
00mes
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit bibendum
Introdução
Olá! É um prazer ter você aqui conosco, qualquer dúvida não hesite em nos contatar! The Last Castle RPG é um fórum baseado no universo de Harry Potter, ambientado em terras sul-americanas, dando ênfase ao Brasil. Aqui você perceberá que os três poderes se articulam na Confederação de Magia Sul-Americana (COMASUL), diferente do que acontece lá na Europa com os Ministérios de Magia. Contamos com um jornal bruxo O Globo de Cristal (OGDC), nome bem sugestivo hm?! E se precisar de cuidados médicos, nossos medibruxos do Hospital Maria da Conceição (HMC) estarão aptos ao atendimento. Quem sabe você não queira comprar seu material escolar em um bequinho secreto abaixo da 25 de Março, e assim estando pronto para mais um ano letivo na escola de magia e bruxaria Castelobruxo?! Vale lembrar que os tempos mudaram desde o fim da segunda guerra bruxa, nossa comunidade já não é mais a mesma! Bruxinhos com smartphone, a tecnologia ocupando espaço da magia, bruxos se identificando com os costumes e cultura dos não-maj... há quem diga que foi um avanço, outros estão certos que a identidade da comunidade bruxa está entrando em extinção.
Ϟ Uma Magia Ancestral começa a ser despertada. Poucos percebem esse fato, e dentre eles, até então, ninguém sabe dizer onde, como ou por que motivo. Será que vão descobrir?
Ϟ Agradecimentos ao Rafhael e sua mente mágica cheia de histórias, Vivs e sua perfeição ao editar codes, Roni e sua dedicação em manter o fórum ativo e atualizado e, claro, todos os jogadores. Beijoca da Jessie. Ϟ NOVO TAMANHO DO AVATAR 310x410.
DESTAQUES
DOMINIQUE
MALU
POLLUX
MAGAH
DONINHA
CASSIE
Quem está conectado?
9 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 9 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 290 em Seg 8 Mar 2021 - 22:16

Corujita
TLC » Administradores
Corujita
Mensagens :
182
Ocupação :
Ama bisbilhotar e fuxicar
Sáb 13 Fev 2021 - 17:41
Publicado em: 1981
Implementado ao ensino de Castelobruxo em: 1982
Atualizado pela COMASUL em: 2025







Pág. 001
Capítulo 1: O que são Feitiços e Como Surgiram

Conteúdo do 1º Ano

Informação OFF: Mesmo que não estejam descritos nos capítulos as seguir, entende-se que TODOS os feitiços listados no primeiro e segundo ano são ensinados neste livro, portanto é possível usa-lo para obtenção de maestria nos mesmos.

Os feitiços são nada mais palavras que, com certo poder em sua pronúncia e bom manuseamento da varinha, são capazes de grandes e poderosos feitos. Sem exceção, todos vêm sendo usados pela comunidade bruxa desde o começo da vida. Dos menores e mais frágeis seres aos maiores e poderosos, todos vêm sendo utilizados para a comodidade do dia a dia de um bruxo, tanto para a criação e alegria, quanto para a destruição e tristeza. A história dos feitiços é incerta, não se sabe por onde ou por quem tudo começou, ou por aonde ou por quem irá tudo se acabar. Os feitiços possuem certo mistério dentro de si, ainda não desvendado pelos bruxos, que podem trazer grandes surpresas para a humanidade.

Os feitiços servem para fazer qualquer coisa que um bruxo quer, porém, é claro, dentro de certo limite. Existem feitiços para curar, destruir, embelezar, reconstituir, proteger, confundir, irritar, conjurar, deformar, queimar, limpar, ampliar, reduzir, alegrar, levitar, transfigurar, expulsar, torturar, controlar, matar... Tudo quanto um bruxo pode imaginar pode ser feito por uma pequena varinha de condão e uma simples palavra.

Alguns feitiços são extremamente poderosos no mundo bruxo, como feitiços que podem esconder por completo uma pessoa ou lugar, de modo que apenas uma pessoa possa revelar sua localização. Feitiços que apagam e alteram memória e que, se mal executados, podem até danificar para sempre sua mente. A maior parte dos feitiços são magias brancas ou positivas, mas isso não quer dizer que feitiços são uma magia fraca, principalmente os básicos, pois um feitiço bem escolhido e executado é uma ferramenta mágica extremamente poderosa.

Como os feitiços surgiram?

Algumas pessoas supõem que tudo começou no ano de 900 D.C no Antigo Egito, onde nasceu Liane Kranner, acreditasse que ela seja a inventora dos feitiços. Ela era fascinada pelo que os trouxas chamam de "anormal", e assim criou a magia e a bruxaria, e entrou para a história da magia, porém não é muito conhecida nos dias de hoje, foi totalmente esquecida quando outros bruxos se tornaram famosos.




Pág. 003
Capítulo 2: Classificação de Feitiços

Conteúdo do 1º Ano



Aprender a Classificar feitiços é um processo que requer bastante atenção e cuidado, um feitiço classificado errado pode acarretar coisas desastrosas. Pense em feitiços das trevas ou feitiços de ataque, classificá-los de forma errada, pode, com certeza, gerar acidentes nada agradáveis. E é justamente por isto, que começaremos a ensinar durante este ano como classificar feitiços das mais diversas formas.

Existem várias classificações e divisões a serem feitas sobre feitiços, divisões como por funcionalidade (Ataque, defesa, contra-feitiço ou anti-feitiço), divisão por tipo de feitiço (Conjuração, Azaração, Encantamento, Transfiguração e Convocação), assim como a divisão por matérias (Herbológicos, Transfiguratórios e, Defensivos e Ofensivos). Aprenderemos este ano a classificá-los por seu tipo embora nem todos devam ser explorados, pois caberá às outras matérias ensiná-los. Aprenderemos logo abaixo alguns feitiços de utilidade que podem ser, muitas vezes, classificados como Encantamentos.

Accio: Feitiço convocatório que serve para atrair coisas, não emite fagulhas, apenas uma fraca pressão na mão do bruxo a depender do peso e distância do objeto.
Pronúncia: a-QUI-o

Aguamenti: Produz água das mais diversas formas, também pode ser usado para controlar a água.
Pronúncia: Águ-a-MEN-ti

Anga-ape: conhecido como feitiço bússola, foi criado pelos bruxos de Tekoa Kuarahy com o intuito de sempre encontrar o caminho de casa. Ao conjurar o feitiço, o bruxo deve ter em mente o lugar ao qual deseja ir para que este seja efetivo. Uma pequena luz branco-prateada se desprende da varinha e guia o caminho desde bruxo até que o feitiço se desfaça ou o bruxo chegue a seu destino.
Pronúncia: an-GÁ-a-pê.

Iatepetukô: feitiço desenvolvido pela confederação em 2004, é uma variação do periculum. Ao utiliza-lo, o feitiço não aparenta ter qualquer efeito devido a falta de fagulhas lançadas por sua varinha, mas um alerta é enviado às instituições de apoio (Hospital Maria da Conceição e COMASUL). Ao conjurar o feitiço, o quadro de alertas das instituições recebe o registro do uso, junto à localização exata de onde ele foi conjurado e qual o tipo de emergência. Caso seja um chamado à confederação, a luz no painel ascende vermelha; caso seja um chamado ao hospital, a luz é azul.
Pronúncia: ia-te-pe-TU-kô.

Lumus: Faz com que a ponta da varinha seja iluminada, funcionando como uma lanterna. O alcance da luz depende da habilidade do bruxo que a conjura, ou que deseja.
Pronúncia: LU-mus.

Nox: Cancela o feitiço Lumus, apagando a luz da ponta da varinha. Pode ser usado, inclusive, para apagar luzes conjuradas por outros.
Pronúncia: NÓX.

Reparo: Repara coisas quebradas em sua forma mais simples. É um feitiço a ser estudado em suas variações nos anos posteriores.
Pronúncia: re-PA-ro.

Sonorus: Amplia, magicamente, a voz da pessoa que usa e seu efeito só pode ser canelado pelo uso do feitiço quietus (qui-É-tus).
Válido contra fantasmas
Pronúncia: so-NÓ-rus.

Wingardium Leviosa: Faz objetos levitarem. Feitiço de área de efeito que pode ser lançado sob um objeto por vez. Por exemplo: um primeiranista com o devido estudo conseguiria facilmente levitar seu caderno, jamais objetos muito pesados. Para montar barracas, segurar objetos muito pesados, etc, normalmente são necessárias mais de uma varinha.
Pronúncia: vin-GAR-di-um le-vi-O-sa.

Azarações também são feitiços extremamente úteis em diversas situações, por isso é sempre bom treina-las.

Cara-de-lesma: Faz o alvo vomitar lesmas por um tempo.
Pronúncia: não possui pronúncia correta.

Densaugeo: Faz os dentes da pessoa crescerem a uma velocidade fora do normal.
Pronúncia: den-SAU-geo.

Furnunculus: Conjura furúnculos no oponente.
Pronúncia: fur-NUN-cu-lus.

Vomere: Faz o alvo vomitar.
Pronúncia: VO-me-re.




Pág. 005
Capítulo 3: Feitiços Básicos

Conteúdo do 2º Ano


Veja abaixo alguns feitiços fáceis de serem aprendidos e executados sem muita assistência. Nenhum deles causa dano a alvos, sendo apenas feitiços de suporte ensinados neste capítulo de nosso livro.

Alohomora: Destranca portas comuns e é o anti-feitiço do Colloportus.
Pronúncia: a-LOR-ro-mo-ra.

Ferula: Cria uma atadura, que irrompe na ponta da varinha, para ser usada em machucados. Não tem poder curativo, servindo apenas para curativos básicos.
Pronúncia: FE-ru-la.

Harpa Retificus: Um som de orquestra sai da varinha e pode ser utilizado para dançar. O efeito só passa quando o bruxo dorme ou deseja que pare.
Pronúncia: HAR-pa re-TÍ-fi-cus.

In Albis: Apaga o que foi escrito. Deixa o pergaminho novamente em branco, mas esse efeito pode ser revertido pelo uso do feitiço Revelio.
Pronúncia: in AL-bis.

Mobiliarbus: É uma variação do Locomotor, porém só serve para mover árvores e plantas.
Pronúncia: mo-bi-li-AR-bus.

Protego: Cria uma barreira para proteger o bruxo contra feitiços e objetos lançados nele, não protege contra elementos como água, fogo, ar, luz, etc. Também usado para bloquear o feitiço Legilimens. Não funciona contra Maldições Imperdoáveis.
Pronúncia: pro-TE-go.

Quietus: Faz a voz, que foi aumentada magicamente, voltar ao normal. Válido contra fantasmas.
Pronúncia: qui-E-tus.

Reducto: Faz coisas serem reduzidas a pó.
Pronúncia: re-DUC-to.

Relaxo: Este feitiço é usado para fazer com que alguma coisa que esteja presa, segurando algo, solte-se.
Pronúncia: re-LA-xo.

Reparo: feitiço utilizado para reparar pequenas coisas quebradas, sem muita complexidade.
Pronúncia: re-PA-ro.

Silencio: Feitiço Silenciador. Impede o oponente de falar por um limite de tempo. Válido contra fantasmas.
Pronúncia: si-LEN-cio.

Sonorus: Amplia, magicamente, a voz da pessoa que usa. Válido contra fantasmas.
Pronúncia: so-NO-rus.

Travalíngua: Faz a língua prender no céu da boca. Válido contra fantasmas.
Pronúncia: tra-va-LÍN-gua

Ventus: Um jato de ar fresco que é utilizado para dissipar gases e fumaças e secar roupas. Geralmente utilizado para desfazer o feitiço "Fumos".
Pronúncia: VEN-tus.

Wingardium Leviosa: Faz objetos levitarem, não tendo qualquer funcionalidade contra seres vivos (plantas são exceção a regra.)
Pronúncia: win-GAR-di-um le-vi-O-sa.





Pág. 007
Capítulo 4: Feitiços para treinar

Conteúdo do 2º Ano

Abaixo serão listados alguns feitiços de execução mais complicada para alunos iniciantes, portanto, necessitam mais horas de estudo para conjura-los.

Alarte Ascendare: projeta uma luz branca da ponta da varinha que ao atingir um alvo, o lança para o alto, fazendo com que ele bata violentamente no chão.
Pronúncia: a-LAR-te as-CEN-da-re.

Anestecsi: Não possui cor ou luminosidade. Quando utilizado, só tem efeito caso o alvo sinta alguma dor no momento, sendo utilizado para anestesiar uma pessoa, muito alterada por algum acidente ou coisa parecida.
Pronúncia: a-NES-tec-si

Animus Corpus: Encanta animando algo inanimado por um certo período de tempo. Por exemplo, faz caldeirões se auto-mexerem e pode até dar vida a pequenos seres inanimados. Em um duelo, só poderá encantar UM objeto por vez com esse feitiço.
Pronúncia: a-ni-MUS COR-pus.

Aqua Eructo: Da varinha sai um forte jato de água que, a depender da habilidade do bruxo que conjura o feitiço, pode ter força o suficiente para quebrar ossos.
Pronúncia: a-QUA e-RUC-to.

Arania Exumai: Produz luz branca e forte que pode ser usada para aracnídeos.
Pronúncia: a-ra-NIA E-xu-mai.

Arenofilus: Conjura um jato de areia de sua varinha.
Pronúncia: a-re-no-FI-lus.

Ascendio: Lança o conjurador para cima, mas para isso sua varinha deve estar apontada para a direção correta.
Pronúncia: as-CEN-dio.

Asclépio: Muito utilizado para primeiros socorros, faz um corte pequeno cicatrizar-se.
Pronúncia: as-CLÉ-pio.

Cabeça de Bolha: Conjura uma grande bolha de ar envolta da cabeça do utilizador, podendo ser utilizado como fonte de oxigênio para longos períodos submerso. Não há fórmula mágica, ao invés disso o bruxo deve tocar a própria testa com a varinha três vezes, mentalizando a formação da bolha de oxigênio. Quando maior o poder de mentalização, maior a fonte.

Cistem Aperio: Produz pressão de ar que serve para explodir fechaduras de baús, caixas ou engradados. Não funciona contra seres vivos.
Pronúncia: CIS-tem a-PE-rio.

Colloportus: Tranca uma porta por meio de magia. A porta só pode ser aberta usando o feitiço "Alohomorra".
Pronúncia: col-lo-POR-tus.

Descendo: Este feitiço faz com que o objeto alvejado mova-se pra baixo.
Pronúncia: des-CEN-do.

Episkey: Cura machucados simples como cortes pequenos e arranhões, ou até falanges, dentes e narizes quebrados.
Pronúncia: e-PIS-key.

Erecto: Monta coisas rapidamente. Normalmente utilizado em acampamentos, ou para a montagem de móveis, caso tenha todos os materiais necessários para tal.
Pronúncia: e-REC-to.

Espantamuns: Usado para espantar criaturas selvagens. Seus efeitos não duram por muito tempo. É importante aprender esse feitiço sendo um estudante de Castelobruxo, isso pode salvar sua vida.
Pronúncia: es-PAN-ta-muns.

Expulso: Funciona de modo parecido com o feitiço Reducto, mas com intensidade maior. Aparenta uma pequena explosão de ar ou pressão.
Pronúncia: ex-PUL-so.

Finite Incantatem: É o anti-feitiço geral. Finaliza efeitos de encantamentos que não possuem contra-feitiços.
Pronúncia: fi-NI-te in-can-TA-tem.

Glacius: Uma pequena rajada branco-azulada sai da ponta da varinha congelando o que entra em contato com o feitiço. Útil também para apagar incêndios.
Pronúncia: GLA-ci-us.

Herbivicus: Faz as plantas crescerem mais rápido, podendo ser focado em uma única, ou se estender por uma área grande como um campo de flores ou jardim, a depender da habildiade do bruxo.
Pronúncia: her-BI-vi-cus.

Immobilus: Lança um lampejo em determinada área, que paralisa pessoas ou criaturas por um tempo. Válido contra fantasmas.
Pronúncia: im-MO-bi-lus.

Impervius: Feitiço capaz de tornar objetos impermeáveis contra água.
Pronúncia: im-PER-vi-us.

Incendio: Conjura chamas em pequenas proporções, no local desejado. Pode começar um incêndio.
Pronúncia: in-CEN-dio.

Lacarnum Inflamarae: Uma chama sai da varinha do lançador e envolve o alvo, fazendo-o pegar fogo. Mais utilizado se quiser que a chama tenha foco.
Pronúncia: la-CAR-num in-flan-MA-rae.

Mobilicorpus: Permite que um corpo seja movido e flutue a alguns centímetros do chão.
Pronúncia: mo-bi-li-COR-pus.

Orchideous: Conjura flores da ponta da varinha.
Pronúncia: or-CHI-de-o-us.

Pericullum: Faz com que a varinha solte centelhas, tipo foguetes, vermelhas.
Pronúncia: pe-RI-cul-lum.

Relidor: Alivia a dor, deixando-a suportável em casos mais graves. Muito utilizado em âmbito hospitalar.
Pronúncia: re-li-DOR.

Revelio: Usado para revelar objetos escondidos, mensagens, coisas invisíveis e passagens. Válido contra fantasmas.
Pronúncia: re-VE-lio.

Rictusempra: Provoca gargalhadas contínuas, como se cócegas estivessem sendo feitas no alvo, impedindo-o de falar. Atordoa criaturas.
Pronúncia: ric-tu-SEM-pra.

Trevus: Conjura um lampejo negro que provoca uma queimadura enegrecida muito danosa no local atingido. É um feitiço extremamente poderoso e por isso deve ser usado com o máximo de cuidado possível.
Pronúncia: TRE-vus.

Uédiuósi: Arremessa descontroladamente e em grande velocidade pequenos objetos.
Pronúncia: ué-di-u-Ó-si

Vermillious: Feitiço manifestado pela forma de uma luz vermelha em formato esférico ou um jato de luz com cor avermelhada. Usado para desestabilizar o oponente.
Pronúncia: ver-MIL-li-ous.

Sufflabo: Possui forma de luz azul cuja única função é consumir o feitiço Vermillious.
Pronúncia: SUF-fla-bo.

AUTORA

Janice Vilela, nascida em 6 de agosto de 1949 na cidade de Tupã, interior de São Paulo. Filha de bruxos de origem portuguesa, ficou no Brasil apenas até completar seus 11 anos de idade, quando foi morar com seus avós na Europa para realizar seus estudos na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Durante sua formação, focou em se aperfeiçoar em feitiços de várias áreas, o que lhe transformou em uma exímia feiticeira. Já no ano de 1970 retornou ao Brasil, mas dessa vez para a nova capital, Brasília. Trabalhou muitos anos instruindo de maneira particular os jovens bruxos da cidade, serviço esse tão bem feito que a fez ganhar tamanho destaque na comunidade bruxa brasileira, por conta disso no ano de 1982 é contratada por Castelobruxo para lecionar a disciplina de feitiços, ocupou o cargo até o ano de 2006 quando foi afastada por motivos de saúde. A partir de então, ela se encontra residindo com seus sobrinhos em Florianópolis.


Emme





- Tópicos semelhantes
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos